tributaria1

 

Consultoria Tributária

Desenvolver atividades de Consultoria direta e planejamento fiscal tributário, societário, consultas e opinião legal sobre os mais variados assuntos tributários.

 

Suporte Legal de Administração Tributária

Desenvolvemos trabalhos ligados diretamente a questões administrativas Fiscais Tributárias com pontos específicos de análises, podendo ao final do estudo apresentar uma significativa redução da carga tributária futura. 

Realizamos uma análise completa da empresa e seus procedimentos, onde são estudadas todas as possibilidades existentes na esfera administrativa, operações entre filiais e coligadas, todos os tipos e formas de operação mercantil, venda a outros estados/países, etc.

Verificamos todos os fatos geradores de carga tributária, analisando também todas as possibilidades de eventuais créditos que a empresa possa vir a recuperar nas esferas federal e estadual. Ademais, realizamos uma análise de caráter preventivo nos procedimentos atuais, ajustando e corrigindo possíveis pontos que possam gerar futuras contingências na esfera tributária.  Ainda, efetuamos um estudo sobre as operações que pode ser adotado visando uma redução na carga tributária futura. 

 

Análise da situação atual

Analisamos todos os procedimentos contábeis e fiscais da empresa para constatar se os registros estão conforme a lei, sempre com foco direto em evitar que a empresa sofra algum tipo de autuação fiscal por descumprimento de obrigação acessória ou principal.

Nesta etapa, observamos os pontos a seguir:

  • Adequação dos procedimentos de emissão de notas fiscais;
  • Cumprimento de todas as obrigações acessórias;
  • A contabilização é realizada de forma a trazer economia para a empresa;
  • Adequação de documentos e procedimentos adotados no sistema de crédito/débitos de impostos;
  • Adequação das bases de cálculos adotadas para o cálculo dos tributos;
  • Real existência dos créditos/débitos sugeridos pela empresa;
  • Se a empresa está preparada para receber uma fiscalização.

 

 Carga Tributária Futura

Após a execução de todas as fases anteriores, faz-se uma análise final, com a verificação e detecção de operações legalmente possíveis que, uma vez realizadas pela empresa, podem viabilizar um benefício fiscal, seja através do deferimento dos prazos de pagamento de tributos, redução ou até a anulação da carga tributária futura, em operações isoladas.

 

Contencioso tributário

A análise detalhada das normas tributárias frequentemente editadas, aliada a pesquisa e ao conhecimento do repertório jurisprudencial existente, permite a elaboração e defesas judiciais/administrativas consistentes.

 

 Consultivo fiscal

Os trabalhos consultivos são de primordial importância, pois buscam antes do nascimento da obrigação tributária uma saída legal para que ela não ocorra, pela elisão fiscal. Trabalhos envolvidos:

  • Elaboração de projetos industriais e de incentivos fiscais em geral;
  • Formulação de parecer técnico acerca de matéria tributária;
  • Prestar assessoria às empresas na revisão de balanços e procedimentos, de forma a possibilitar o correto cumprimento das obrigações fiscais, sempre adequado a sua real capacidade contributiva.

 

Planejamento Tributário

Buscando a não incidência ou redução da carga tributária no processo produtivo dos contribuintes.